A tendência das janelas coloridas vem conquistando cada vez mais pessoas. Além de renovar o décor, ela traz mais vida para os ambientes, principalmente naqueles que seguem uma paleta de cores neutras. Você sabe como pintar janelas de maneira prática?
É isso que a Suvinil conta neste conteúdo. Por aqui, separamos algumas dicas para pintar janelas, além de sugestões para facilitar a escolha das cores para esse ponto dos ambientes. Confira!
Janela colorida: uma tendência para decoração
Se você já sabe como pintar janela com pincel, que tal conhecer um pouco mais sobre essa tendência decorativa? Ela é uma boa alternativa para alegrar os ambientes ou até trazer um aspecto diferenciado para a decoração.
A escolha depende da paleta de cores escolhida para a casa ou para cada ambiente. É muito comum que as janelas sejam pintadas em tons que criem um contraste com o resto da decoração. Se o cômodo é todo branco, por exemplo, é bacana adicionar um tom mais vibrante, como vermelho, amarelo e azul.
Essa é uma boa alternativa para quem mora em casas ou apartamentos pequenos. Isso porque é possível investir em uma cor mais alegre para a decoração, sem abrir mão dos tons claros para dar profundidade aos cômodos. Outra ideia interessante é pintar a janela com a mesma tonalidade da parede ou de alguns móveis.
Além disso, você pode usar variações da mesma cor nas janelas e no resto do ambiente. As inspirações são infinitas. Então, você pode se basear nas sensações que cada tom passa. O amarelo, por exemplo, é muito utilizado em cozinhas, já que estimula o apetite. O verde traz a sensação da natureza para sua casa.
Confira um passo a passo para ter janelas coloridas
Com tantos materiais disponíveis para as janelas, é comum que muitas dúvidas surjam no processo de pintura. Pensando nisso, reunimos três dicas incríveis para ajudar nessa tarefa e garantir que a cor fique com a melhor aparência. Veja mais a seguir.
1. Escolha a tinta
Escolher a tinta ideal para pintar janelas pode parecer um desafio, mas é uma tarefa bem simples. O material da superfície é determinante para escolher o produto ideal, levando em conta a durabilidade em certas estruturas.
É muito comum encontrar janelas feitas em madeira e metal. Por isso, é fundamental escolher uma tinta indicada para esses materiais, que garanta durabilidade dentro e fora da casa. A Suvinil Esmalte Cor e Proteção é perfeita para isso e ainda permite a aplicação da segunda demão depois de 45 minutos.
2. Prepare a janela e o ambiente
Independentemente do material da janela, é fundamental que você forre o vidro antes de começar a pintura. Também proteja o ambiente onde ocorrerá a aplicação da tinta para janelas. Uma dica bacana é afastar móveis e objetos, assim como retirar cortinas e persianas.
Se quer aprender como pintar janela de madeira, o primeiro passo é lixar bem a estrutura. Isso garante que a superfície esteja lisa e sem detalhes que possam prejudicar a aparência das demãos. É importante ter cuidado para não deixar a madeira disforme, mas nivelada. Também é bacana aplicar um verniz antes da tinta.
Agora, para aprender como pintar janelas de alumínio e outros metais, você precisa fazer uma limpeza profunda e retirar a ferrugem, caso tenha. É possível aplicar produtos específicos para a retirada dessas imperfeições.
A Suvinil Esmalte Contra Ferrugem pode ser aplicada diretamente na ferrugem e ainda garante um excelente acabamento para as janelas. Por fim, também é recomendável lixar a superfície e usar um primer ou um verniz específico para garantir mais durabilidade.
3. Faça a pintura
Depois de escolher as tintas e preparar as superfícies, é hora de aprender como pintar janelas. Os rolos são super práticos para essa tarefa, garantindo maior alcance e durabilidade para as demãos. Você pode apostar em modelos de diferentes tamanhos para cobrir todas as áreas.
Para os cantos, use pincéis pequenos e com cerdas para garantir mais cobertura. O número de demãos pode depender do produto e do estado de conservação da superfície, mas é importante observar como está saindo a pintura conforme a tinta for aplicada. Depois que tudo estiver seco, você pode retirar as proteções dos vidros e do ambiente.
Comments